sábado, 11 de julho de 2009

Dia Da Pizza


Nesta sexta-feira, dia 10 de julho, o Comper comemorou junto de seus clientes o dia da Pizza, nas lojas Zarah e Jardim dos Estados. Os consumidores puderam experimentar pizzas preparadas na hora por um pizzaiolo e a apresentação de dança da escola de língua italiana Circolo Italiano Guglielmo Marconi (realizada no Hiper Jardim dos Estados).

A iguaria possui uma origem antiga, sendo que os nobres da época de Roma comiam um pão de massa de farinha, água e sal que ia ao forno bem quente. Nele eram colocados ervas e alho. Esse prato era chamado de Piscea.

Segundo o livro Guia dos Curiosos, com o passar do tempo ocorreram variações nas coberturas e Cristóvão Colombo trouxe o tomate para a Europa, que acabou incorporado à receita. A iguaria foi se tornando popular e o primeiro pizzaiolo a ficar famoso foi Don Rafaelle Espósito, dono de uma pizzaria muito conhecida em Nápoles.

Primórdios
No verão de 1889, Don Rafaelle foi cozinhar para os soberanos Humberto I e sua esposa, a rainha Margherita de Sabóia. Resolvendo prestar uma homenagem à soberana, ele colocou uma cobertura homenageando as cores da bandeira italiana (branca, vermelha e verde).

A rainha gostou tanto que Don Rafaelle batizou a pizza com o nome da monarca. Entretanto, apesar da origem italiana, os maiores consumidores do mundo são os EUA e o Brasil, sendo que as cidades de Nova York e São Paulo são os destaques respectivamente.

Brasil
No país a comemoração foi instituída pelo secretário de Turismo Caio Luís de Carvalho em 1985, num concurso que escolhia as 10 melhores receitas de pizza de mussarela e margherita. O sucesso do evento foi tão grande, que o secretário decidiu oficializar a data.

O segredo para fazer uma boa pizza são os ingredientes, que devem ser de alta qualidade. A massa deve ficar crocante por fora e macia por dentro. Além de ser simples para preparar, é um alimento completo, pois possui carboidratos (na massa), vitaminas e sais minerais (tomates e outras verduras na cobertura) e proteínas (do queijo).

2 comentários:

  1. Caros Amigos,
    Temos como fazer mais festas nas lojas do Comper e bairros próximos. O que acham de organizarmos um grande passeio da primavera?

    ResponderExcluir
  2. Amigo Antonio, achei excelente tua ideia. Especialmente, aqui em Florianopolis, a primavera se faz mais linda na Beira Mar onde um passeio toma proporções de beleza ainda maiores. Podemos começar a viabilizar esta possibilidade.

    ResponderExcluir